2022/05/12

A PATRULHA DA POLÍCIA MILITAR MARCA PRESENÇA NA ESCOLA MUNICIPAL 1º DE JUNHO EM SAMPAIO

imagem capa

A Secretaria Municipal de Educação faz parceria com a Polícia Militar para dar mais segurança aos estudantes e profissionais de educação. Com a implantação da Patrulha na escola, no que tange ao grau de aceitabilidade do serviço prestado a comunidade, as pessoas sentem-se mais seguras, bem como, quanto a operacionalidade no que diz respeito a redução do índice de ocorrências. Na noite de terça-feira (10), o 2° Sargento Cleonizar e o 2° Sargento Jocelino, da 2ª Companhia de Polícia Militar em Augustinópolis, pertencente ao 9° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Araguatins, realizaram uma visita à Escola Municipal 1° de Junho, localizada à Rua Manoel Matos em frente a Prefeitura de Sampaio Tocantins. A atual crise de segurança que assola a sociedade, e que atinge os munícipes é um problema que precisa ter solução, ainda mais quando não é somente relacionado ao tráfico e ao consume de drogas, aos crimes violentos (homicídios, latrocínios, roubos, sequestros, estupros) ou a outros crimes e contravenções que são também motivos de apreensões e de intranquilidade. A violência e a criminalidade tornaram-se uma realidade também nas escolas, trazendo tal intranquilidade a professores, pais e a alunos, o que exigiu dos poderes públicos medidas eficazes no sentido de minimizar o impacto da violência neste importante setor da comunidade da educação. O desenvolvimento da Patrulha Escolar tem relevante contribuição para o alcance de um dos principais objetivos institucionais da Policia Militar, que é a redução nos índices de criminalidade e violência. Segundo o Sargento Cleonizar, tem sido muito difícil e desgastantes a realização do trabalho devido a insuficiência de profissionais efetivos no Estado do Tocantins para suprir as necessidades dos municípios, uma vez que apenas a cidade de Augustinópolis tem uma equipe própria, e que atende os municípios de Praia Norte, Sampaio e Carrasco Bonito. Como atividades complementares, as equipes da Polícia Militar realizam a interação com as comunidades locais, o aconselhamento de alunos, a mediação na resolução de conflitos, a revista pessoal e operações externas às escolas. Portanto, o ambiente escolar, parte importante da vida comunitária, deve ser um local seguro e tranquilo para pais, professores e principalmente para os alunos, sendo ideal para os trabalhos e campanhas de prevenção e combate ao tráfico de drogas e a violência e ideal para proporcionar uma maior integração das Unidades Operacionais de Area da Policia Militar com a comunidade escolar e com a comunidade em geral.

VISITA DA PRATRULHA NA ESCOLA.pdf 299.59 KB Baixar